domingo, 19 de janeiro de 2014

Cronograma Capilar



O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para cabelos. Qualquer tipo de cabelos. Ela é dividida em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Ele pode e deve ser adaptado de acordo com a necessidade de cada cabelo.

Cada fase é importante porque ela vai repor coisas diferentes no cabelo. No meu cronograma, eu lavo o meu cabelo 3 vezes por semanas sempre intercalando. Por exemplo: na primeira semana: H - N - H \ segunda semana: N - H - R \ terceira semana: N - H - N. E assim vai indo. Nem sempre sigo a ordem corretamente, porque vai muito do que o cabelo pede.

Agora vou dar uma rápida explicação para vocês montarem seus cronogramas de acordo com a necessidade de seus cabelos e o tempo disponível que vocês tem. Por exemplo, tem meninas que fazem 1 ou 2 vezes. O aconselhável é não passar de 3 vezes por semana. Lembrando que o ciclo tem que ser mensal, ou seja, independente de quantas vezes você fizer por semana, tente fechar o mês e uma melhora já vai ser notada.



Hidratação: A hidratação consiste em repor água para o cabelo. É recomendada para cabelos opacos, ressecados e quebradiços. O resultado são cabelos macios, leves e desembaraçados. Para hidratação procure produtos a base de glicerina, vitaminas, chocolate, mel, bepantol e extratos botânicos (aloe vera, a famosa babosa, por exemplo).

Nutrição: A nutrição consiste em repor lipídios e nutrientes. É recomendada para fios porosos, com excesso de volume (além do que é natural para o seu tipo de cabelo) e frizz. O resultado são cabelos com mais brilho, menos frizz, menos volume e mais definidos porque a nutrição encorpa e realinha os cachos. Para nutrição procure produtos a base de manteigas (karitê e tutano, por exemplo), ceras e óleos VEGETAIS. Não use óleos minerais de maneira alguma, eles maquiam o fio e ainda impede que as hidratações penetrem no fio. Os melhores óleos na minha opinião: óleo de rícino, coco, amêndoas, argan, semente de uva e o queridinho: azeite de oliva EXTRAVIRGEM.

Reconstrução: A reconstrução consiste em reestruturar a fibra capilar. É recomendada para cabelos frágeis e elásticos. O resultado são cabelos com mais resistência e menos porosidade. Para reconstrução procure produtos a base de queratina, aminoácidos, colágeno, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteínas, etc. Não é saudável fazer reconstrução mais de duas vezes no mês. Principalmente meninas que tem cabelo natural. Esse tipo de composição é indicado pra cabelos danificados e quando não é necessário, em excesso, pode provocar queda e quebra dos fios.

Outras dicas:

- Evite lavar o cabelo com água morna\quente.
- Jamais durma com o cabelo molhado ou úmido.
- Enquanto seca, evite mexer no cabelo para não desmanchar os cachos.
- Para maior definição, sempre procure por bons ativadores de cachos e sprays fixadores pra durar mais tempo.
- Não prenda os cabelos para dormir. Deixe-os livres.
- Invista em receitas caseiras!
- Evite produtos que tenham na composição: parafina líquida, petrolatos (derivados de petróleo) e óleos minerais.


Já tenho três meses fazendo o cronograma e é visível o quanto o cabelo gosta de ser cuidado. Cuide do seu com carinho e ele vai te retribuir sendo bonito e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário